terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Não consegue meditar ou nunca tentou, estas dicas são para si...

Existem inúmeros recursos para o ajudar a iniciar a meditação. Embora todos eles tentem ser tão úteis quanto possível, há um truque super simples para arrancar com a sua prática de meditação que raramente é discutido.

Comece aos poucos.

Basta um a dois minutos para começar, uma vez por dia.
Iniciar algo novo é sempre difícil, e fica mais difícil ainda se você quiser começar logo do mesmo modo, em tempo e intensidade que uma pessoa experiente faz. Essa dificuldade vai acabar por frustrá-lo e rapidamente desencorajá-lo a continuar.
Possivelmente, se já teve aconselhamento sobre meditação, foi indicado uma meditação guiada de 30 minutos e você ficou com dores no corpo, fez um esforço imenso para se manter quieto na mesma posição, e relaxar que é bom, nada. Eu acho que o problema de uma pessoa muito experiente tentar ensinar qualquer coisa é que está demasiado distante de um iniciante que já nem se lembra como era quando começou. Claro, que vai ajudá-lo com o básico, como forma  que se deve sentar, o ambiente que onde você deve estar, como começar e terminar, etc.
Rapidamente vai achar que a meditação não é para si, que não consegue visualizar as cores, os ambientes, desligar os pensamentos, etc. Está enganado, todo o mundo consegue e deve meditar e existe a maneira certa para cada um de nós chegar lá.

Comece com uma sessão muito curta, sabendo que começar aos poucos é a coisa certa a fazer, e assim desfrute da sua breve sessão de meditação.
Algumas outras dicas úteis que irão ajudá-lo com sua abordagem "comece aos poucos":
1.      Se você começar aos poucos, faça dessa pequena meditação um hábito diário. Partindo de uma sessão de meditação curta torna mais fácil aumentar as suas sessões mais e mais, fazendo com que a cada dia se torne mais ligado. Mesmo que ache difícil no começo, meditar diariamente torna mais provável que se torne um hábito.
2.     Medite no mesmo ambiente e no mesmo horário todos os dias. Meditando no mesmo contexto cada dia fará com que seja mais provável que seja um hábito. Dois momentos e situações muito comuns são a primeira coisa da manhã logo após acordar ou antes de sair de casa para ir para o trabalho ou começar o seu dia.
3.     Escolha um horário, lugar ou situação semelhante a cada dia, irá se tornar num ritual, assim você terá menos possibilidade de esquecer ou pular o horário.
4.     Quando você aumentar o seu tempo de meditação, faça aumentos muito pequenos. Talvez depois de uma semana inteira de meditações aumente dois minutos.
5.     Mas mesmo quando você adicionar tempo na sua meditação diária, mantenha-a pequena. Ir de dois minutos para quatro minutos. Então, depois de uma semana inteira, você pode saltar de quatro para seis minutos. Aumentar aos poucos baseia-se no mesmo princípio de começar aos poucos: não sobrecarregar.
6.     Ter uma visão de longo prazo.  Olhe este desafio como a prática e construção de uma habilidade a longo tempo. E quantos mais  dias você praticar a meditação mais você se beneficiará dela, tendo uma visão de longo prazo levará a mais e mais benefícios da prática.

Depois de todas estas dicas, não se esqueça do mais importante: Comece aos poucos.

Então, se você nunca fez isso antes, experimente comigo agora. Encontre um lugar calmo para sentar-se confortavelmente, com as costas erectas, os olhos fechados, e use um temporizador ou uma meditação guiada, tente se concentrar em sua respiração nos próximos dois minutos.

Comece aos poucos que você vai fazer um mundo de bom.



Nenhum comentário:

Postar um comentário