A alfarroba tem um valor nutritivo elevado. Possui muitas vitaminas, entre elas, está a vitamina B1 e a vitamina B2, responsáveis por melhorar o funcionamento do sistema nervoso, dos músculos, do coração, da atitude mental e do raciocínio. Além disso, é rica em vitamina A, cálcio, magnésio, ferro, potássio e sódio.
- Com uma grande quantidade de fibras naturais, seu consumo melhora o funcionamento do intestino e protege a mucosa do órgão, reduzindo a incidência de diarreias, desordens nutricionais e ulceras.
- Potencial antioxidante – rica em compostos fenólicos, sendo dessa forma eficaz no combate aos radicais livres e às doenças crónico-degenerativas.
- Ajuda a reduzir o colesterol total, LDL (colesterol ruim), triglicerídeos e a proporção LDL:HDL, pelo seu alto conteúdo de fibras e polifenóis.
- Melhora a resposta à insulina, contribuindo para o controle glicêmico.
- Ajuda a inibir a proliferação e a viabilidade de células cancerígenas; modula a expressão gênica e protege células do cólon contra a genotoxicidade do peróxido de hidrogênio.
- Ajuda a baixar os níveis de grelina (hormônio orexígeno, que estimula o apetite) pós prandial.
- Possui propriedades laxante, saciante, adstringente, afrodisíaca e reguladora da glicemia, trazendo ainda benefícios para quem está seguindo uma dieta e busca o emagrecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário