Quantas vezes você entra em um
supermercado para pegar alguns artigos, saindo 50 euros mais pobre, sentindo-se
culpado por comprar as coisas por impulso, e com produtos que você realmente
não precisa?
Você não está sozinho nesta... Os
supermercados são mestres no marketing de vendas de alimentos! Tudo no seu
supermercado – desde o seu piso plano até a cor da sinalética é projetado para
mantê-lo na loja, e gastar mais.
E muitas vezes, essas táticas
inteligentes estão centradas em nos fazer comprar alimentos que não são
nutritivos nem saudáveis. No final sofre a nossa carteira e a nossa saúde!
Uma das maneiras mais fáceis de vencer
os supermercados em seu próprio jogo é comprar frequentemente em mercados de
agricultores, lojas locais e, melhor ainda, produzir a sua própria comida!
1 – A disposição dos produtos - Os vendedores de alimentos sabem que
a maioria das pessoas precisa de alimentos básicos na sua ida regular ao supermercado.
Portanto, habilmente colocam itens essenciais ao longo do perímetro da loja,
para que você seja forçado a dar uma volta a todo o supermercado. Isso força
você a olhar produtos que não precisa, que será impulsivamente obrigado a
pegar.
2 - Ofertas especiais que não são assim tão especiais - A maioria das
pessoas são viciadas no simbolo "especial" ou "promoção".
Afinal de contas, o nosso dinheiro é suado e todos nós amamos um bom negócio,
certo?
No entanto, suas economias reais
podem não ser tão maravilhosas como os sinais chamativos levam a crer. Quando
você ler as letras pequenas, você pode estar poupando uns meros cêntimos, ou
até mesmo nada com essa compra. Isso é realmente uma economia se não é um produto
que você realmente precisa?
3 - Rótulos enganosos - A publicidade inscrita no rótulo nem sempre
é o que parece. Por exemplo, produtos que apresentam 'light' ou “diet” podem
não ter realmente menos gordura, açúcar ou sal.
Embora nem todas as publicidades de
produtos saudáveis sejam falsas, não deverá preferir um produto apenas pelo
nome ou letras mais salientes do rótulo. Aproveite para analisar a lista de
ingredientes e usar o seu discernimento na escolha do melhor produto. Basicamente
grande parte dos fabricantes de alimentos estão mais interessados no seu
dinheiro do que na sua saúde.
4 - Colocação de produtos - Os fabricantes de alimentos gastam
muito dinheiro para garantir que seus produtos são exibidos em locais de destaque.
Esta é geralmente na altura do nível dos olhos. No entanto, só porque um
produto chama a sua atenção em primeiro lugar não significa que é a opção mais
saudável ou mais barata nas prateleiras.
Com um pouco de ginástica verifique
nas prateleira acima e abaixo, compare os artigos e escolha o que melhor
satisfaz as suas necessidades.
5 – MPP - Os supermercados atingem o nosso MPP (medo de perder
promoção) com promoções e ofertas com limite da quantidade de produtos que
podemos comprar por "tempo limitado". Se você é um cliente sensível
ao preço, você pode ser mais propenso a ser tentado a mergulhar em uma oferta para
obter a sua parte... Limitado ao stock existente!
6 - Compras por impulso - Vamos ser sinceros, os supermercados não
exibem aquela linda fileira de guloseimas na fila da caixa porque eles querem
que você seja saudável. Se estiver acompanhado de crianças então ainda pior,
tornasse um pequeno pesadelo chegar até á caixa e pagar a conta.
7 - Sugestão de conjugações
O que conjuga melhor com massas?
Bem, a resposta para isso está normalmente na prateleira ao lado. Produtos inteligentemente
posicionados para emparelhar itens, para que você seja incentivado a optar e
comprar o extra. Neste momento da compra, tudo parece conveniente e lógico. Mas
quantas vezes estamos comprando algo que nós realmente precisamos no armário em
casa?
Esteja atento e conseguirá
ultrapassar todos os desafios de uma ida ao supermercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário