quinta-feira, 12 de maio de 2016

Você sabia que ...A Alfazema

Alfazema deriva do latim "lavare" que significa lavar.
Durante a época da peste negra, as pessoas usavam muito a alfazema porque acreditavam que as protegia contra a doença.


A Alfazema é originária do Sul da Europa e é muito comum no centro e sul de Portugal.

As suas folhas são são verdes acinzentadas, estreitas e longas. As suas flores têm tons azul ou violeta, com um aroma muito característico e costumam florescer entre Junho e Setembro.
Quando as flores começam a florescer é a altura ideal para apanhar os raminhos de forma a obter toda a essência da Alfazema.


Benefícios - O seu óleo essencial é benéfico para o tratamento de queimaduras, cortes, alergias, reumatismo, dor de cabeça, insónia, inflamações e artrite. Actua como bactericida. Se colocarmos alguns pingos de óleo essencial na água do banho ajuda a combater a insónia. Se colocarmos alguns pingos nos fios de cabelo e escovarmos torna-se estimulante para o seu crescimento.



A Alfazema tem uma acção sedativa e equilibradora, anti-reumática, anti-inflamatória e digestiva, anti-séptica, cicatrizante, relaxante, sedativa. Ajuda a diminuir o acne, bronquite, nervosismo, tosse e vertigens.



Também podemos utilizar na cozinha em guisados, saladas e doces, também se usar na preparação de azeite e vinagre de alfazema.



Podemos preparar infusões e chás com as folhas desta planta.



Outro utilidade é preparar saquinhos com raminhos e dar um aroma agradável á sua casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário