terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Dica - Reeducar o seu paladar em 5 dias



A mudança de hábitos alimentares torna-se um pouco difícil se não cumprir algumas regras, as tentações espreitam em todo o lado, vamos sugerir algumas dicas que irão facilitar a alteração dos seus hábitos em apenas 5 dias.



Dia 1 - Reveja a sua lista de compras - Faça a sua lista de compras e analise, tem mais produtos naturais ou industrializados? O objectivo é ter o mínimo de produtos industrializados que disfarçam excesso de açúcar e sal, entre outros, o que é mau para a sua saúde. Risque da sua lista produtos como refrigerante, bolachas com recheio, snacks salgados, refeições preparadas, alimentos processados. Faça o mesmo na sua casa, elimine todos estes alimentos e encha as prateleiras com alimentos frescos e naturais.



Dia 2 - Cor é saúde - Um prato colorido e um cardápio rico em alimentos naturais são indicativos de variedade de nutrientes e muita saúde. Por exemplo o betacaroteno, está presente no alimentos de cor alaranjada, como a laranja e a cenoura, ajudam na produção de vitamina A e no fortalecimento do sistema imunológico. Garanta sempre 5 cores no seu prato a cada refeição.


Dia 3 - Fibras, essencial á saúde -  A alimentação industrializada é muito pobre em fibras, os alimentos refinados, como a farinha e o açúcar, são nulos de nutrientes, são de digestão rápida e provocam picos de glicêmia. Para que o seu organismo possa digerir, absorver e expelir de forma adequada precisa que boas quantidades de fibras, quer solúveis quer insolúveis, garanta que ingere as fibras necessárias substituindo os alimentos refinados por integrais, incluindo aveia e ingerindo as frutas com casca.


Dia 4 - Só uma pitada - Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a quantidade diária recomendada de sal é menos de 5 gr - menos de 1 colher de chá rasa.
Portanto mais um vez tenha muita atenção o sal está presente em todos os produtos industrializados e em grandes quantidades, evite os enlatados, processados, embutidos e pré-fabricados.
Se possível opte por utilizar em casa o sal marinho, o sal do Himalaia ou ainda ervas aromáticas.

Dia 5 - Coma quando tiver fome - O seu organismo dir-lhe-á quando precisa de combustível, opte sempre por um peça de fruta, um punhado de castanhas ou frutas secas, entre as refeições, o pior que pode fazer é ficar com muita fome, depois não vai conseguir pensar no que é bom para si e acabará como ingerir com a primeira coisa que encontrar, salgado, bolo,e etc.

Pode ser difícil ao inicio mais vai se sentir melhor, mais saudável, mais enérgico.

4 comentários:

  1. Dada a importância da alimentação no bem estar e saúde humanos, este tipo de sensibilização é muito bemvindo. Adorava ver mais participação das escolas neste processo educativo. Afinal comer é um acto necessário à sobrevivência e confesso que acredito que tal como eu MT pessoas fizeram e fazem alimentação errada por puro desconhecimento com todas as consequências. Apesar de cada um ter o direito á liberdade de escolha, só o conhecimento pode consciencializar essa escolha.

    ResponderExcluir
  2. Dada a importância da alimentação no bem estar e saúde humanos, este tipo de sensibilização é muito bemvindo. Adorava ver mais participação das escolas neste processo educativo. Afinal comer é um acto necessário à sobrevivência e confesso que acredito que tal como eu MT pessoas fizeram e fazem alimentação errada por puro desconhecimento com todas as consequências. Apesar de cada um ter o direito á liberdade de escolha, só o conhecimento pode consciencializar essa escolha.

    ResponderExcluir
  3. 1 ano se passou e meu paladar continua o mesmo.
    Verduras continuam desagradáveis e detesto sentir o gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maneiras diferentes de preparo me ajudam na introdução de um novo alimento. Uso temperos diversos mas o refogado tradicional com cebola e alho sempre me ajuda para aceitar um novo alimento. Foi assim q comecei a comer abobrinha, repolho e chuchu.

      Excluir