terça-feira, 4 de outubro de 2016

Você sabia que… As Sementes de sésamo ou Gergelim


Uma mão cheia destas sementes fornece cerca de 26 gr de proteína, ou seja, dois terços da dose diária recomendada para um homem razoavelmente activo. As sementes de Sésamo são ricas em aminoácidos metionina e triptofano, importantes para a saúde do fígado e dos rins, e que são raras nas fontes vegetais. 
São também bem dotadas de minerais, contendo mais de 7 mg de ferro e 10,3 mg de zinco por 100 gr quando comer estas sementes junte frutos ou legumes ricos em vitamina C para que os minerais sejam mais bem absorvidos pelo seu organismo. São ainda uma boa fonte de ácidos gordos polinsaturados e de vitamina E, de cobre e uma boa fonte de manganês, mas também são uma boa fonte de cálcio, magnésio, ferro, fósforo, vitamina B1, selénio e fibra dietética. 
Para além destes nutrientes importantes, as sementes de sésamo contêm duas substâncias únicas: sesamina e sesamolina. Ambas estas substâncias pertencem a um grupo de fibras benéficos especiais chamados lignanos, e foi demonstrado ter um efeito de redução do colesterol em seres humanos, e para prevenir a hipertensão arterial e aumentar o fornecimento de vitamina E em animais. Sesamina também foi encontrada para proteger o fígado contra danos oxidativos.

Pode incluir as sementes na sua granola, biscoitos, pães que fica uma delicia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário